Saúde

Anvisa manda recolher sal, azeite e doce de leite após irregularidades sanitárias

26 de Janeiro de 2026 - Redação Pernambués agora
[Anvisa manda recolher sal, azeite e doce de leite após irregularidades sanitárias]

Foto: Rafa Neddermeyer/Agência Brasil

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determinou a retirada do mercado de três produtos alimentícios após identificar falhas que representam risco à saúde do consumidor. A decisão, publicada nesta sexta-feira (23), atinge o Sal Marinho Grosso Iodado da marca Marfim, o Azeite de Oliva Extravirgem da marca Terra das Oliveiras e o Doce de Leite em Pedaços da marca São Benedito.
No caso do sal da marca Marfim, fabricado pela empresa M Gomes Praxedes Ltda., a medida é válida para o lote 901124. A Anvisa suspendeu a comercialização, distribuição e consumo do produto após o Laboratório Central de Saúde Pública do Distrito Federal (Lacen-DF) reprovar o item em análise definitiva por apresentar teor de iodo fora dos padrões estabelecidos.
O iodo é um micronutriente essencial adicionado ao sal de cozinha para prevenir distúrbios como o bócio, além de evitar complicações no desenvolvimento fetal durante a gestação. A ausência ou quantidade inadequada da substância pode causar impactos significativos à saúde pública.
Outro produto alcançado pela fiscalização é o Azeite de Oliva Extravirgem da marca Terra das Oliveiras. Segundo a Anvisa, o item teve sua fabricação, importação, divulgação, comercialização e consumo proibidos por apresentar origem desconhecida e estar sendo anunciado em plataformas de comércio eletrônico, como a Shopee.
Além disso, a empresa identificada no rótulo como importadora, JJ – Comercial de Alimentos Ltda., teve o CNPJ extinto em janeiro de 2025, após encerramento voluntário das atividades, o que reforçou a decisão do órgão regulador.
A agência também determinou o recolhimento do Doce de Leite em Pedaços da marca São Benedito, produzido em 25 de junho de 2025 pela empresa JF Indústria Comércio de Doces e Laticínios Ltda. O produto foi reprovado em testes realizados pelo Lacen-DF por não apresentar identificação do lote e por irregularidades na análise de ácido sórbico, conservante utilizado para impedir a proliferação de microrganismos nos alimentos.

Comentários

Outras Notícias

[Wesley Safadão aciona Justiça contra pré-candidato após acusações nas redes]
Fofoca

Wesley Safadão aciona Justiça contra pré-candidato após acusações nas redes

29 de Abril de 2026

Foto: Reprodução

[Desmatamento na Amazônia recua 17% no início de 2026, aponta levantamento]
Brasil

Desmatamento na Amazônia recua 17% no início de 2026, aponta levantamento

29 de Abril de 2026

Foto: Orlando K Junior / Divulgação

[MP-BA recomenda cancelamento de show de Natanzinho Lima por valor elevado de cachê]
Fofoca

MP-BA recomenda cancelamento de show de Natanzinho Lima por valor elevado de cachê

29 de Abril de 2026

Foto: André Carvalho / Bahia Notícias

[“FreePelô às Quartas” retorna com nova temporada e programação cultural no Pelourinho]
Cultura

“FreePelô às Quartas” retorna com nova temporada e programação cultural no Pelourinho

29 de Abril de 2026

Foto: Guilherme Weber de Lima/Fundação Casa de Jorge Amado

[Suíca critica fala de Huck no Domingão: “Foi preconceituoso e inoportuno”]
Bahia

Suíca critica fala de Huck no Domingão: “Foi preconceituoso e inoportuno”

28 de Abril de 2026

Durante o programa, Huck mencionou, em tom de brincadeira, que a irmã gêmea da participante, Mile Moreira, estaria vivendo de forma irregular nos Estados Unidos e "fugindo do ICE", órgão de imigração do país. A fala gerou repercussão negativa nas redes sociais e levou a própria Mile a esclarecer que

[Governo da Bahia convoca mais de 2,7 mil estudantes para o programa Partiu Estágio]
Educação

Governo da Bahia convoca mais de 2,7 mil estudantes para o programa Partiu Estágio

28 de Abril de 2026

Foto: Divulgação Gov BA