Saúde

Camaçari: Sesau recebe novos médicos

20 de Fevereiro de 2014 - Piatã

A Sesau (Secretaria da Saúde) e a Fesf-SUS (Fundação Estatal de Saúde da Família) realizaram o acolhimento a novos médicos que irão atender na rede municipal de saúde. A ação aconteceu na Cidade do Saber, na tarde de hoje (20/02). Durante o encontro, foram apresentados aos profissionais os direitos e deveres trabalhistas, a rede SUS (Sistema Único de Saúde) em Camaçari, a política de gestão de resultados, educação permanente, apoio institucional, entre outras diretrizes do trabalho.

A Fesf-SUS já contratou 50 novos médicos, divididos em 10 especialidades. De acordo com o diretor de serviços hospitalares da Fesf-SUS, Humberto Torreão, o regime de contratação adotado pela fundação garante todos os benefícios da CLT (Consolidação das Leis Trabalhistas), como assinatura na carteira de trabalho, depósito no FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço), férias, recolhimento do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), licença maternidade, adicional noturno e de insalubridade, além dos valores já praticados, a exemplo de plantões.

As obrigações e metas dos médicos também foram discutidas no acolhimento. Dentre elas, a avaliação do processo de trabalho, o controle de freqüência e registros dos horários – entrada e saída. O acompanhamento da satisfação do usuário e relatórios mensais também foram discutidos no encontro.

O médico clínico Carlos Alberto Algranti, de 48 anos, acredita que a qualidade no atendimento vai melhorar. “Estou vendo os esforços que estão fazendo. Tem grandes chances de fazermos um trabalho decente”, assegurou. A psiquiatra Camila Nicodemos, de 28 anos, também tem boas expectativas. “Estamos em um período de adaptação, mas tenho certeza de que essa parceria vai dar certo”, afirmou.

Experiente médico, o emergêncista Otacílio Prisco Paraíso, de 69 anos, revela que será a primeira vez que terá a carteira assinada. “É muito prazer saber que terei férias, fundo de garantia e outros benefícios”, destacou. Para a médica Isabel Pombinho, de 24 anos, a ansiedade é grande para iniciar o trabalho. “Tenho uma colega que trabalha aqui. Já conheço a cidade e sei que vai ser tudo certinho”.

A informação do diretor médico da Sesau, Artur Sampaio, é de que os médicos passarão por cursos de atualização e especialização. “Os profissionais vão deixar um regime precário para outro com vários benefícios, com isso, os médicos vão se fixar na cidade. Estamos em um período de transição para um novo modelo de gestão. Já fizemos cinco seleções. A escala está em 70% e em breve será fechada. Todos ganham, a população, os profissionais, o Município e a Fesf-SUS”, disse. As informações são da assessoria.

Comentários

Outras Notícias

[Bahia tem mais de 2 mil internações por envenenamento em 10 anos, aponta estudo]
Bahia

Bahia tem mais de 2 mil internações por envenenamento em 10 anos, aponta estudo

11 de Setembro de 2025

Foto: Rogerio Santana / GOV-RJ

[“Ainda Estou Aqui” alcança US$ 36,1 milhões em bilheteria global]
Brasil

“Ainda Estou Aqui” alcança US$ 36,1 milhões em bilheteria global

11 de Setembro de 2025

Foto: Divulgação

[Gilberto Gil receberá homenagem no Prêmio Multishow 2025]
Fofoca

Gilberto Gil receberá homenagem no Prêmio Multishow 2025

11 de Setembro de 2025

Foto: André Carvalho / BN Hall

[Wagner Moura estrela filme brasileiro na disputa por indicação ao Oscar]
Brasil

Wagner Moura estrela filme brasileiro na disputa por indicação ao Oscar

11 de Setembro de 2025

Foto: Divulgação

[OMS inclui semaglutida em lista de medicamentos essenciais pela 1ª vez]
Saúde

OMS inclui semaglutida em lista de medicamentos essenciais pela 1ª vez

10 de Setembro de 2025

Foto: Reprodução / Diário do Nordeste

[Especialista ensina médicos a avaliar dados de IAs e dispositivos inteligentes nos consultórios]
Saúde

Especialista ensina médicos a avaliar dados de IAs e dispositivos inteligentes nos consultórios

10 de Setembro de 2025

Foto: Divulgação/Samsung