Obra no Hospital Ernesto Simões lota posto do Pau Miúdo
26 de Agosto de 2013 - PiatãUnidade só está atendendo emergências, e encaminhando os demais ao 16º Centro
A requalificação do Hospital Ernesto Simões, no Pau Miúdo, que começou na quinta-feira, está sobrecarregando o 16º Centro de Saúde, no bairro. Com as obras, a emergência do hospital está funcionando em contêineres provisórios.
E, apesar de a equipe médica garantir que a estrutura permite todos os tipos de atendimento feitos no hospital - exceto cirurgias, ainda realizadas na sede em reforma -, o espaço acomoda menos pacientes. Por isso, a unidade só está atendendo emergências, e encaminhando os demais ao 16º Centro.
“Temos três clínicos, quatro cirurgiões, atendentes e enfermeiros. Como o espaço é menor, só atendemos casos graves, de emergência. Os de urgência são mandados para o 16º Centro”, informou ontem Zenaide Sales, médica de plantão do hospital.
Enquanto isso, no posto, a espera chega a três horas. Funcionários revelaram que um dos maiores problemas é a entrada de pessoas com sintomas de tuberculose. Na manhã de ontem, o posto recebeu cinco pacientes com suspeita da doença e foi preciso utilizar um consultório e a sala de sutura para isolá-los.
Com apenas um consultório, somente um dos dois clínicos estava atendendo. Na porta, a dona de casa Adalgisa Rosa de Jesus, 77, estava deitada no colo do filho. Com tosse e dores de cabeça há três dias, ela não tinha previsão de ser atendida. Usuários relataram espera de até três horas. A enfermeira da unidade informou que ontem, até as 12h, 88 pessoas foram atendidas.
Funcionários disseram que até que se determine o diagnóstico de tuberculose, um paciente fica isolado no posto de três a quatro dias, e quando não há vaga nos hospitais eles chegam a ficar até dez dias.
“O 16º é unidade de emergência, e as pessoas só devem ficar 24 horas. Quando não encontramos vagas, temos que manter o paciente”, afirmou a diretora de Assistência da Secretaria Municipal de Saúde, Luciana Peixoto, que destacou que antes de começar a reforma teve em uma reunião com o diretor do Hospital Ernesto Simões Filho e com o secretário estadual de Saúde, Jorge Solla, e foi informada que durante as obras do Ernesto Simões uma enfermeira, três técnicos de enfermagem e um médico seriam disponibilizados para atender a nova demanda do 16º Centro, mas os profissionais não começaram a trabalhar.
A assessoria da Secretaria de Saúde do Estado (Sesab) informou que a emergência do Ernesto Simões funciona normalmente nos contêineres, e que desconhecia tanto o encaminhamento de pacientes para o posto como o empréstimo de profissionais.
As informações são do Correio.
Comentários
Outras Notícias
Após anunciar separação, Ivete Sangalo ganha abraço coletivo do público em show histórico em Salvador
02 de Dezembro de 2025Foto: X
Nova lei torna água potável e saneamento básico direitos fundamentais de estudantes em todo o país
02 de Dezembro de 2025Foto: Jefferson Rudy / Agência Senado
Djavan celebra 50 anos de carreira com show na Arena Fonte Nova; veja preços dos ingressos
02 de Dezembro de 2025Foto: Divulgação
Lula anuncia isenção do IR até R$ 5 mil e prevê impacto de R$ 28 bilhões na economia em 2026
02 de Dezembro de 2025Foto: Reprodução / Youtube
VLT recebe licença prévia do Inema e obras avançam na região da Baixa do Fiscal
01 de Dezembro de 2025Foto: Joá Souza/GOVBA
Músico revela gravação de Ivete Sangalo com Shawn Mendes durante estadia do cantor em Salvador
01 de Dezembro de 2025Foto: Instagram
Vídeos
Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos
30 de Junho de 2023
Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o...
28 de Fevereiro de 2023