Veja quais vacinas tomar antes de viajar
03 de Fevereiro de 2012 - PiatãÉ preciso tomar este cuidado ao viajar para determinadas regiões.
Ao planejar uma viagem, é preciso incluir na programação uma visita a um centro de saúde do viajante com ao menos 15 dias de antecedência à data do embarque. Poucas pessoas lembram-se de que ao se deslocar para outros países ou regiões do Brasil, estão também se expondo a doenças que muitas vezes não são comuns em seu local de residência.
No Brasil, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária, Anvisa, é o órgão responsável por cuidar da saúde dos viajantes. Em sua página eletrônica é possível acessar um guia de bolso com as principais indicações para antes, durante e depois da viagem. A primeira recomendação para evitar problemas de saúde durante a viagem, e posterior risco para a saúde pública, é verificar quais vacinas são exigidas ou recomendadas aos turistas de acordo com o seu destino.
O ideal é buscar ajuda em um dos Centros de Orientação para a Saúde dos Viajantes mantidos pela Anvisa nos aeroportos de todo o país. Mas, não deixe para fazer isso só no dia de embarcar, pois as vacinas precisam de um período entre dez dias e seis semanas para garantir a proteção da pessoa imunizada. Além disso, muitos países barram a entrada de turistas que tenham sido imunizados menos de 10 dias de antes de viajar.
A infectologista Karina Myaji, médica assistente do Ambulatório dos Viajantes do Hospital das Clínicas de São Paulo, comenta que a verificação da condição de saúde dos turistas é feita na alfândega. "Geralmente a verificação é feita junto à checagem do passaporte. Alguns países podem ter agentes da vigilância sanitária local para checar isso no desembarque. Pode acontecer também de a companhia aérea verificar no momento do embarque no Brasil e impedir a viagem de quem não se apresentar o certificado de vacinação ou quando este tenha um intervalo menor do que 10 dias", ressalta a médica.
O caso comum é o da febre amarela. Estados das regiões norte e centro-oeste do Brasil, além de Minas Gerais, Maranhão e parte da Bahia, Piauí, Paraná, Rio Grande do Sul e de Santa Catarina são consideradas áreas de risco de transmissão da doença, por isso a recomendação é que todos aqueles com mais de nove meses de idade que pretendem se deslocar para esses locais tomem a vacina.
Comentários
Outras Notícias
Gestores alertam: formação deficiente de médicos eleva riscos aos pacientes e custos na saúde
23 de Janeiro de 2026Foto: Agência Brasil
Terreiro em Cajazeiras é alvo de ataque com pichações de cunho religioso
23 de Janeiro de 2026Foto: Reprodução
Sistema de Reconhecimento Facial já levou à prisão de 80 foragidos na Bahia em 2026
23 de Janeiro de 2026Foto: Márcia Santana/Ascom SSP
Reação de cachorro ao se exercitar e ao ganhar comida viraliza nas redes: “Só é feliz comendo”
23 de Janeiro de 2026Foto: Reprodução/Internet
Suíca define pré-candidatura a deputado federal pelo PT para o pleito deste ano
21 de Janeiro de 2026O ex-vereador de Salvador Luiz Carlos Suíca (PT) confirmou sua pré-candidatura a deputado federal nas eleições deste ano.
Interior da Bahia se destaca e quatro universidades alcançam nota máxima em Medicina no Enamed 2025
21 de Janeiro de 2026Foto montagem: Reprodução / Bahia Notícias
Vídeos
Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos
30 de Junho de 2023
Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o...
28 de Fevereiro de 2023