Camaçari é o município com mais casos de doença falciforme na Bahia
09 de Fevereiro de 2012 - PiatãAo mesmo tempo em que Camaçari lidera com o maior número de casos da doença falciforme, o município avança a passos largos no tratamento e acompanhamento dos portadores.
De cada 650 habitantes de Camaçari, um é portador da doença falciforme.
De origem genética e hereditária, ela caracteriza-se pela alteração das hemácias – as células vermelhas do sangue -, que se tornam em forma de foice (daí o nome falciforme). Esta alteração leva ao entupimento de vasos sanguíneos, que por sua vez, causam dores e várias sequelas em todo o corpo.
A Bahia é o segundo local de concentração da doença falciforme no mundo, possuindo a maior incidência no Brasil. Intimamente ligada à raça negra, o estado baiano só perde para o continente africano – a doença teve origem na África e foi trazida às Américas pela imigração forçada de escravos há muitos anos.
Em crianças, logo quando nascem, o sintoma mais característico da doença falciforme é o inchaço de mãos e pé e na região abdominal.
Os sintomas em adultos são: crises de dor, principalmente nos ossos longos (braços e pernas), alteração do nível de circulação, presença de AVC, alteração neurológica e úlceras nas pernas.
Para uma criança nascer com a doença falciforme é necessário que o pai tenha no mínimo o traço - a informação genética. Esta informação, quando combinada entre o pai e a mãe, pode levar a criança a desenvolver a doença. As chances, neste caso, são de 25%.
De acordo com Tiago Novaes, coordenador da Unidade de Apoios às Pessoas com Doença Falciforme de Camaçari, ainda não existe cura para a doença. Atualmente, uma alternativa é o transplante de medula óssea, ainda em fase de estudos.
Ao mesmo tempo em que Camaçari lidera com o maior número de casos da doença falciforme, o município avança a passos largos no tratamento e acompanhamento dos portadores.
A cidade conta com um programa que disponibiliza gratuitamente todos os medicamentos e possui uma infraestrutura e equipe de profissionais necessários.
“O tratamento que a gente oferece é o acompanhamento por uma equipe multiprofissional, onde na base desta equipe tem que ter principalmente o dermatologista. É oferecido até os seis anos de idade um tipo de tratamento com antibióticos e o paciente toma o ácido fólico a vida toda”, disse Tiago.

O outro tratamento é o acompanhamento da questão socio-psicólogica do paciente, onde ele é inserido em uma rede de atenção específica.
Mas não era assim no início. De acordo com Adelmario Gomes, presidente da Associação de Pessoas com Doença Falciforme de Camaçari, a ‘luta foi muito árdua’ e a atenção municipal só aumentou a partir de 2005. Ele disse que o apoio, por parte da Secretaria de Saúde, sempre existiu, mas só a partir da gestão de Luiz Caetano, foi lançada a lei. No princípio, por exemplo, metade das gestantes camaçarienses, portadoras da doença, faleceu.
“Antes do programa a dificuldade era muito grande. Não tinha como dar atenção a essas pessoas. Antes ela se deslocava ao Hemoba, centro de referência de Salvador. Com a criação da lei e depois do programa, hoje temos uma maior atenção”. Segundo ele, ainda, a taxa de mortalidade diminuiu bastante, além do aumento da expectativa e qualidade de vida dos pacientes.
O tratamento da doença falciforme é caro. Atualmente Camaçari, que possui também a maior frequência da doença na RMS, disponibiliza toda a parte medicamentosa - medicação especial e os outros medicamentos necessários ao tratamento-, possui uma hematologista especialista em doença falciforme (poucos municípios da Bahia o têm), além de dispor de toda a infraestrutura e equipe multiprofissional necessárias. Tudo custeado pelo SUS.
Por Rafaela Pio.
Comentários
Outras Notícias
Após anunciar separação, Ivete Sangalo ganha abraço coletivo do público em show histórico em Salvador
02 de Dezembro de 2025Foto: X
Nova lei torna água potável e saneamento básico direitos fundamentais de estudantes em todo o país
02 de Dezembro de 2025Foto: Jefferson Rudy / Agência Senado
Djavan celebra 50 anos de carreira com show na Arena Fonte Nova; veja preços dos ingressos
02 de Dezembro de 2025Foto: Divulgação
Lula anuncia isenção do IR até R$ 5 mil e prevê impacto de R$ 28 bilhões na economia em 2026
02 de Dezembro de 2025Foto: Reprodução / Youtube
VLT recebe licença prévia do Inema e obras avançam na região da Baixa do Fiscal
01 de Dezembro de 2025Foto: Joá Souza/GOVBA
Músico revela gravação de Ivete Sangalo com Shawn Mendes durante estadia do cantor em Salvador
01 de Dezembro de 2025Foto: Instagram
Vídeos
Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos
30 de Junho de 2023
Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o...
28 de Fevereiro de 2023