Em entrevista ao RMS, nutricionista fala sobre cuidados com alimentação
09 de Fevereiro de 2012 - PiatãEspecialista alerta que a troca do almoço por lanches rápidos podem causar sérios danos à saúde.
O tão precioso tempo tem sido uma das coisas mais difíceis de se conseguir na atualidade. A situação é ainda pior quando uma pessoa trabalha e estuda ou precisa trabalhar em mais de um emprego, e por isso acaba tendo que sair de um lugar para outro às pressas, acarretando em pouco tempo para se alimentar de forma adequada.
Toda essa correria vivida por muitos trabalhadores e estudantes acaba modificando os hábitos alimentares e, na maioria dos casos, a única saída é optar pelos lanches rápidos, como coxinha, enroladinho, quibe e outros tipos de salgados.
A auxiliar administrativa Rosane dos Santos, 21 anos, é uma das freqüentadoras assíduas da cantina da empresa onde trabalha. Ela conta que o que mais gosta de comer no trabalho é misto e chessburger, mas garante que não troca a comida por lanche. “Se eu tiver dinheiro eu lancho todos os dias, mas também não deixo de comer meu feijão com arroz, que é sagrado”, diz.
Para o nutricionista Iuri Lima, os lanches rápidos, além de serem pouco nutrientes são perigosos por serem de origem duvidosa. “Esse tipo de alimento a gente não sabe da procedência, não sabemos dos cuidados que a pessoa tem com a matéria prima utilizada para fazer o lanche, esse é um dos principais perigos”, diz, falando do perigo das infecções.
Iuri alerta que a troca do almoço por lanches rápidos podem causar sérios danos à saúde. “Esses alimentos são geralmente gordurosos, feitos de farinha de trigo, o que aumenta a glicemia e o colesterol. Essa prática alimentar pode provocar doenças, como obesidade, diabetes e hipertensão”, salienta.
As refeições diárias são fundamentais para a saúde e devem ser seguidas à risca, segundo o nutricionista. “Em primeiro lugar o café da manhã, muito importante por ser a primeira refeição do dia. Depois vem o almoço, também muito importante e que tem as taxas necessárias de nutrientes”, atenta.
De acordo com Iuri, se alimentar com lanches rápidos frequentemente pode causar doenças, além de deixar as pessoas mais aptas às doenças. “Como são muito calóricos, eles são pouco nutrientes, o que pode acabar provocando diabetes, anemia e sofrer de baixa imunidade, ficando fácil adquirir um tipo de virose”, explica.
Por Henrique da Mata
Comentários
Outras Notícias
Após anunciar separação, Ivete Sangalo ganha abraço coletivo do público em show histórico em Salvador
02 de Dezembro de 2025Foto: X
Nova lei torna água potável e saneamento básico direitos fundamentais de estudantes em todo o país
02 de Dezembro de 2025Foto: Jefferson Rudy / Agência Senado
Djavan celebra 50 anos de carreira com show na Arena Fonte Nova; veja preços dos ingressos
02 de Dezembro de 2025Foto: Divulgação
Lula anuncia isenção do IR até R$ 5 mil e prevê impacto de R$ 28 bilhões na economia em 2026
02 de Dezembro de 2025Foto: Reprodução / Youtube
VLT recebe licença prévia do Inema e obras avançam na região da Baixa do Fiscal
01 de Dezembro de 2025Foto: Joá Souza/GOVBA
Músico revela gravação de Ivete Sangalo com Shawn Mendes durante estadia do cantor em Salvador
01 de Dezembro de 2025Foto: Instagram
Vídeos
Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos
30 de Junho de 2023
Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o...
28 de Fevereiro de 2023