Saúde

Secretaria da Saúde começa 2012 combatendo mosquito da dengue

29 de Dezembro de 2011 - Piatã

Historicamente o mês de janeiro registra o maior índice de infestação do mosquito.

O verão é a estação mais esperada do ano. Para aqueles que gostam de praia o período mais quente do ano é o momento certo para aproveitar a água do mar. Quem também se anima nessa época é um vilão bastante conhecido entre nós: o mosquito da dengue.

Historicamente o mês de janeiro registra o maior índice de infestação do mosquito. Isso por conta das condições ambientais e do comportamento das pessoas. Por isso a Secretaria Municipal de saúde de Camaçari realiza entre os dias 2 e 6 de janeiro do ano que vem, o primeiro levantamento do Índice Rápido de Infestação por Aedes Aegypti.

O diretor da Vigilância Sanitária de Camaçari, Marcos Nogueira, afirma que o trabalho dos 250 agentes de endemias é suficiente para combater a dengue no município. “A prefeitura contratou mais de duzentos agentes de saúde que vão estar nas fazendo palestras, visitando as residências e evitando que os focos da dengue se fortaleçam no município”, diz.

A participação da população no combate ao mosquito parece estar garantida. Ezequiel Santos Filho, morador do Phoc I, já está até ensinando como enfrentar o vírus. “A pessoa tem que tampar o tanque, se tiver, não deixar garrafa com a boca pra cima, não deixar água parada em pneu, nem em outro lugar”, explica.

A comerciante Isabel Cristina também está fazendo a sua parte. “Lá em casa ninguém nunca teve dengue, mesmo assim eu tomo todo cuidado para não dar chance de o mosquito da dengue deixar seus ovos em vasos de planta, baldes ou pneu”, afirma.

Nogueira explica que a maior preocupação é a dengue tipo 4. “A diferença desse vírus é que ele não aparece no Brasil há muito tempo. Por conta disso, as pessoas vão estar mais suscetíveis a doença”, ressalta.

Segundo Nogueira, o índice de foco da dengue no município seria menor se a água potável fosse regular em todos os bairros. “Como Camaçari ainda tem um grande problema em regularizar a água em todos os bairros, muita gente usa o tanque ou o tonel para armazenar água. E é aí que o mosquito atua. Na água limpa, parada”, explica.

Comentários

Outras Notícias

[Bahia tem mais de 2 mil internações por envenenamento em 10 anos, aponta estudo]
Bahia

Bahia tem mais de 2 mil internações por envenenamento em 10 anos, aponta estudo

11 de Setembro de 2025

Foto: Rogerio Santana / GOV-RJ

[“Ainda Estou Aqui” alcança US$ 36,1 milhões em bilheteria global]
Brasil

“Ainda Estou Aqui” alcança US$ 36,1 milhões em bilheteria global

11 de Setembro de 2025

Foto: Divulgação

[Gilberto Gil receberá homenagem no Prêmio Multishow 2025]
Fofoca

Gilberto Gil receberá homenagem no Prêmio Multishow 2025

11 de Setembro de 2025

Foto: André Carvalho / BN Hall

[Wagner Moura estrela filme brasileiro na disputa por indicação ao Oscar]
Brasil

Wagner Moura estrela filme brasileiro na disputa por indicação ao Oscar

11 de Setembro de 2025

Foto: Divulgação

[OMS inclui semaglutida em lista de medicamentos essenciais pela 1ª vez]
Saúde

OMS inclui semaglutida em lista de medicamentos essenciais pela 1ª vez

10 de Setembro de 2025

Foto: Reprodução / Diário do Nordeste

[Especialista ensina médicos a avaliar dados de IAs e dispositivos inteligentes nos consultórios]
Saúde

Especialista ensina médicos a avaliar dados de IAs e dispositivos inteligentes nos consultórios

10 de Setembro de 2025

Foto: Divulgação/Samsung