Marquezine-se: carnaval de 2020 pode ter até 3 mil mototaxistas
09 de Março de 2019 - Redação Pernambués agora
Depois de “noronhe-se”, “marquezine-se”. A nova “modinha” é, na verdade, uma brincadeira de carnaval
Atriz global e bombada nas redes sociais, Bruna Marquezine voltou do Carnaval de Salvador de mototáxi. A escolha fez nascer a tag, que simula a escrita postada em fotos feitas na paradisíaca Fernando de Noronha, onde a atriz e outros famosos costumam passar feriados. A escolha de Bruna, porém, foi bem popular na festa. De acordo com o presidente da Associação dos Motociclistas Profissionais do Estado da Bahia (Asmop), Adailton Couto, cada mototaxista fez, em média, 30 corridas por dia. Isso gerou cerca de R$ 400 reais por dia de carnaval. “Isso é um valor muito bom. Antes da regulamentação da nossa profissão, o carnaval era como se fosse nosso 13º salário. Agora, com o Festival da Virada, a gente já chega no carnaval com mais vontade”, afirmou, ao Jornal da Metrópole. Com Bruna Marquezine, as motos não pararam nos pontos.
Prefeitura quer ampliar serviço com motocicletas no carnaval do ano que vem
Se em 2019 1.400 motociclistas estavam cadastrados para fazer corridas, em 2020 o número deve bater 3 mil. A informação foi confirmada ao Jornal da Metrópole pelo secretário de Mobilidade Urbana, Fábio Mota. “Eles são fundamentais para a mobilidade nessa época. Ano que vem a nossa ideia é cadastrar 3 mil motoristas. Vamos abrir edital já nesse mês”, afirmou. Ainda de acordo com Mota, o valor da tarifa deve continuar sendo acordado entre passageiro e motorista. Em 2020, mais de 200 mil pessoas usaram o serviço para chegar ou voltar dos circuitos da folia baiana.
Rodízio de carros deve impulsionar motos
Com a festa abarrotada de gente, a prefeitura já estuda adotar um regime de rodízio de veículos durante o carnaval do ano que vem. Com isso, a perspectiva é de que meios alternativos para acessar os circuitos sejam ainda mais utilizados, possibilitando que mototaxistas, aplicativos de corrida e táxis ganhem mais espaço. “Alguma coisa nós vamos ter que fazer. Eu não quero, neste momento, dizer ‘ah, vai ter rodízio’, porque aí já começa a polêmica. (...) Agora, Fabrizzio e Fábio Mota já estão orientados a estudar as possibilidades”, afirmou o prefeito de Salvador, ACM Neto.
Mototáxi regular só o amarelinho
Em meio ao “buzz” criado pela corrida de Marquezine, o secretário de Mobilidade de Salvador, Fábio Mota, alerta para as regras do novo modelo de locomoção. “O motorista regular é aquele que passa por curso, que tem a moto e o capacete amarelos, que tem um seguro para sua moto e para quem ele conduz”, apontou. Para o representante da Asmop, a prefeitura precisa fiscalizar mais os irregulares. “Às vezes cometem irregularidades e as pessoas cobram de nós, os regulares”, desabafou.
Comentários
Outras Notícias
MP-BA apura possíveis irregularidades em contratos do Carnaval de Correntina
03 de Julho de 2026Foto: Divulgação / Prefeitura
Estudo aponta que maioria dos medicamentos acionados na Justiça já deveria estar disponível no SUS
03 de Julho de 2026Foto: Fernando Frazão / Agência Brasil
Prefeitura afirma que Gusttavo Lima devolveu apenas parte do cachê após cancelamento de show em Pernambuco
03 de Julho de 2026Foto: Instagram
SBT suspende plano de entrevistar presidenciáveis no programa de Patrícia Abravanel
03 de Julho de 2026Foto: Reprodução / Gabriel Cardoso / SBT
SindilimpBA leva garis e margaridas às ruas no 2 de Julho para cobrar aprovação do PL 4146/2020
03 de Julho de 2026Trabalhadores e trabalhadoras de limpeza urbana durante desfile do 2 de Julho em Salvador | FOTO: Divulgação |
Operações de segurança causam R$ 3 bi em prejuízo ao crime organizado
02 de Julho de 2026Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil
Vídeos
Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos
30 de Junho de 2023
Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o...
28 de Fevereiro de 2023