Bahia

Defesa Civil aponta que 90% de casarões antigos correm algum risco de desabar; maioria tem moradores

27 de Março de 2019 - Corpo de Bombeiros
[Defesa Civil aponta que 90% de casarões antigos correm algum risco de desabar; maioria tem moradores]

A maioria desses casarões está localizada no bairro do Comércio e na região do Centro Histórico

Começa a chover em Salvador e a tensão a respeito de alagamentos e desabamentos é constante. De acordo com a Defesa Civil Municipal (Codesal),  90% dos 639 casarões antigos existentes em Salvador e cadastrados junto à Defesa Civil municipal (Codesal) correm algum risco de desabar. Foi o que revelou um levantamento feito pelo órgão. A situação é ainda mais preocupante porque de cada 10 imóveis, seis estão habitados.

A maioria desses casarões está localizada no bairro do Comércio e na região do Centro Histórico. Dos que apresentam algum risco, conforme a Codesal, 140 podem desabar a qualquer momento.

Em um dos imóveis, na Rua do Julião, no Comércio, moram sete famílias. Em outro casarão na mesma região, as estruturas de ferro usadas para escorar o imóvel estão tão oxidadas que algumas partes já se quebraram.

A Codesal disse que notifica os proprietários dos imóveis e alerta os moradores sobre os riscos. “Quando a gente encontro o proprietário, a gente notifica ele para a recuperação estrutural. Quando a gente não encontra o proprietário — na maioria das vezes os casarões são abandonados e invadidos — a gente notifica, em caso de risco iminente, os moradores, para que eles desocupem. E esses moradores precisam sair. A gente encaminha para o setor social da Codesal para que eles entrem no benefício, no auxílio emergencial”, afirmou ao G1, a subcoordenadora de áreas de risco do órgão, Rita Moraes.

Por meio de nota, o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e o Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (Ipac) disseram que fazem vistorias para identificar problemas para preservar o patrimônio cultural, mas que a responsabilidade pela conservação, limpeza e segurança do imóvel, mesmo estando tombado, é do proprietário.

Comentários

Outras Notícias

[Anitta confirma reunião com Daniel Vorcaro e nega avanço em negociação]
Brasil

Anitta confirma reunião com Daniel Vorcaro e nega avanço em negociação

23 de Março de 2026

Foto: Divulgação

[Fábio Mota afirma que Vitória procura reforços, mas evita decisões precipitadas]
Esportes

Fábio Mota afirma que Vitória procura reforços, mas evita decisões precipitadas

23 de Março de 2026

Foto: Victor Ferreira/EC Vitória

[Antes da fama, Lore Improta trabalhou com panfletagem em Salvador:
Fofoca

Antes da fama, Lore Improta trabalhou com panfletagem em Salvador: "Foram anos assim"

23 de Março de 2026

Foto: Divulgação

[MEC rejeita proposta de novo curso de Medicina da Unifacs; veja os motivos]
Educação

MEC rejeita proposta de novo curso de Medicina da Unifacs; veja os motivos

23 de Março de 2026

Foto: Reprodução Unifacs

[Sexto lote do seguro-defeso será disponibilizado na terça-feira]
Economia

Sexto lote do seguro-defeso será disponibilizado na terça-feira

22 de Março de 2026

Foto: Joédson Alves/Agência Brasil

[Botafogo demite técnico Martín Anselmi]
Esportes

Botafogo demite técnico Martín Anselmi

22 de Março de 2026

Foto: FC Botafogo/Divulgação