Cerca de 18 mil pessoas protestam contra programa Future-se e cortes na educação
13 de Agosto de 2019 - Redação Pernambués agora
O MEC negou que a iniciativa seja uma forma de privatizar o ensino público, mas sim de criar uma nova forma de financiá-lo.
Estudantes, professores, representantes de movimentos sociais, políticos e pessoas ligadas a educação se reuniram em protesto na manhã desta terça-feira (13), o ato deu inicio no Campo Grande e seguiu pelas ruas em direção à Praça Castro Alves.
De acordo com organizadores cerca de 18 mil pessoas participam do ato, intitulado de como 'Tsunami da Educação', ainda de acordo com os manifestantes a ação é em defendesa da educação e autonomia universitária. Além da defesa os representantes discordam do programa 'Future-se', do Ministério da Educação (MEC), segundo os estudantes, o Future-se visa terceirizar o financiamento da educação pública.
O programa muda regras de financiamento das universidades e permite a captação de recursos próprios, através de parcerias com organizações sociais e a União. Segundo o Ministério da Educação (MEC).
Em entrevista ao Site PERNAMBUÉS AGORA, a estudante Carolina diz qure é um ato nacionalmente, em defesa da educação pública e de qualidade e contra o projeto, “ para n[os o projeto que para nós representa a privatização da Universidade Pública, a gente denuncia esse projeto colocado pelo Ministério da Educação, pelo governo Bolsonaro, do desmonte na educação, queremos um projeto que seja de fato do povo brasileiro e nós da UFBA estamos construindo junto com os três setores, ASSUFBA, ABUP E DCE DA UFBA, um calendário de lutas”. Disse a estudante Carolina Anise do Diretório Central de estudantes da UFBA.
Cortes
Na gestão de Bolsonaro, a pasta da Educação sofreu 6,1 bilhões de reais em bloqueios, de um orçamento total previsto de 25 bilhões de reais. Recentemente, o MEC anunciou um valor de 348,4 milhões de reais, destinados à produção, aquisição e distribuição de livros e materiais didáticos e pedagógicos para a Educação Básica.
Proposta Future-se, para o Governo Federal
O Future-se é uma iniciativa proposta pelo Ministério da Educação (MEC), com o objetivo de aumentar a autonomia administrativa das universidades federais. Como essas instituições sofrem com contingenciamentos e alegam que têm suas atividades prejudicadas com os bloqueios de orçamento, a solução apresentada pelo governo é firmar parcerias entre a União, as universidades e as organizações sociais.
O Future-se também estimularia que as instituições captassem recursos próprios, que auxiliassem na sua manutenção. O MEC reforça que não se trata de privatizar o ensino público, e sim de criar uma nova forma de financiá-lo. A cobrança de mensalidades em cursos de graduação, mestrado e doutorado está descartada, segundo o governo.
Comentários
Outras Notícias
Ação de Suíca e do GAP garante solução para problema antigo em Pernambués
06 de Novembro de 2025Moradores da Rua Costa Rica comemoram reparo em via após meses de espera e falta de resposta da prefeitura
Carteiro conquista a internet ao posar com “amigos pets” durante entregas
06 de Novembro de 2025Foto: Reprodução / Redes sociais
Bell Marques adquire lancha de luxo avaliada em R$ 14 milhões
06 de Novembro de 2025Foto: Divulgação / Schaefer Yachts
Davi Brito desafia ex-BBB Bambam para luta após derrota no ringue: “Vou quebrar ele no meio”
06 de Novembro de 2025Foto: Instagram
Bahia registra 2ª maior taxa de câncer de próstata do Brasil, com mais de 6,5 mil novos casos previstos em 2025
06 de Novembro de 2025Foto: Reprodução
Ministério da Saúde define prazo para Bahia apresentar projetos de obras e investimentos na rede pública
06 de Novembro de 2025Foto: Marcelo Camargo / Agência Brasil
Vídeos
Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos
30 de Junho de 2023
Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o...
28 de Fevereiro de 2023