Nova linha de ônibus com ar-condicionado começa a operar hoje
14 de Agosto de 2019 - Redação Pernambués agora
A partir desta quarta, serão 1,7 milhão de passageiros do sistema de transporte público passam a circular mensalmente em veículos climatizados
Começa a operar nesta quarta-feira (14) a sexta linha a ganhar ônibus novos com ar-condicionado: a Ribeira - Pituba, que passa também pelo Largo da Madragoa, Boa Viagem, Largo de Roma, Mares, Calçada, Água de Meninos, Comércio, Saúde, Brotas, Parque Bela Vista, Cidade Jardim, Rio Vermelho, Vale das Pedrinhas, Santa Cruz, Itaigara, Pituba, Caminho das Arvores, Pernambués, Luis Anselmo, Cosme de Farias e Nazaré.
Essa linha só começaria a operar com a nova frota a partir de setembro, mas foi antecipada para agosto, o que pode ocorrer com outras previstas até o final do ano. No total, serão 250 novos veículos climatizados ainda em 2019. Até 2022, serão mil, conforme Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) assinado em março passado entre a Prefeitura, Ministério Público da Bahia e Consórcio Integra, que reúne as empresas concessionárias do sistema.
Já estão em operação com novos ônibus com ar-condicionado as linhas Sussuarana – Barra R1, Boca da Mata – Pituba, Cabula 6 – Ribeira R2, Conjunto Pirajá 1 – Engenho Velho da Federação e Paripe – Aeroporto (via Cajazeiras). A partir de quarta, quando a sexta linha começar a rodar, serão R$1,7 milhão de passageiros transportados mensalmente em veículos novos e climatizados.
As próximas linhas a contar com a novidade ainda este ano serão: Nova Brasília/Jardim Nova Esperança/Sete de Abril – Pituba; Pau da Lima – Campo Grande/Barra; Cajazeiras 11 – Ribeira; Marechal Rondon/São Caetano – Brotas; Mirantes de Periperi – Itaigara.
Satisfação - Assim que subiu os primeiros degraus para entrar no ônibus da linha Sussuarana – Barra R1, a vendedora Domice de Jesus, 46, se surpreendeu com o que viu: o veículo estava mais moderno e climatizado, diferente do interior dos coletivos que ela pegava para ir trabalhar. “Bem melhor esse. Antes já entrava no calor. Está ótimo!”, disse.
Domice foi primeira passageira a embarcar em um dos novos veículos que passaram rodar a linha Sussuarana – Barra R1. A boa impressão que ela teve também foi compartilhada por outros usuários que pegaram o transporte nesse mesmo itinerário.
Entre as novidades que chamavam atenção de quem embarcava, além do ambiente interno fresco, era que no teto, acima de cada assento, haviam saídas de ar-condicionado que podem ser reguladas conforme o gosto de cada passageiro. As barras de apoio também contam com correias suspensas para quem fizer a viagem a pé poder se segurar.
Os componentes internos também envolvem assento ampliado para deficientes, além de distribuição orgânica de lixeiras. As janelas dos novos ônibus também são maiores se comparado com os da frota antiga, o que deixam o ambiente mais claro e agradável, além de se poder conferir a paisagem de forma mais ampla.
Para o atendente de lanchonete Kalil Victor, 19, com os novos ônibus rodando pela cidade vai ficar mais fácil encarar dias quentes. “No verão mesmo é muito calor. O sol bate bem na janela, então a gente ia suando desde quando o sol vai nascendo até o final da tarde. Agora ficou melhor”.
Comentários
Outras Notícias
Contrato do BBB 26 vem à tona e revela regras rígidas e cláusulas polêmicas
20 de Março de 2026Foto: Divulgação
Bahia pode enfrentar o Vitória na Copa do Brasil; veja possíveis adversários
20 de Março de 2026Foto: Gleidson Santana / Bahia Notícias
Salvador discute presença de animais em festas populares e eventos; entenda o debate
20 de Março de 2026Foto: Reprodução/ Redes Sociais
Salvador terá show do Jammil no Humaitá em comemoração ao aniversário da cidade
19 de Março de 2026Foto: Divulgação
Bahia regulamenta entrada de agentes em imóveis para ações de saúde pública
19 de Março de 2026Foto: Matheus Pereira / GovBA / Saúde GovBA
Jogadora brasileira do Atlético de Madrid é alvo de acusação de racismo em semifinal na Espanha
19 de Março de 2026Foto: Divulgação / Atlético de Madrid
Vídeos
Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos
30 de Junho de 2023
Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o...
28 de Fevereiro de 2023