FGM promove tombamento de Marco da Cidade e painéis de Carybé
24 de Janeiro de 2020 - Redação Pernambués agora
O prefeito ACM Neto, o presidente da FGM, Fernando Guerreiro, e familiares do artista estarão presentes.
A Fundação Gregório de Mattos (FGM) promove nesta sexta-feira (24), às 17h, no Forte São Diogo – Espaço Carybé das Artes, no Porto da Barra, a solenidade de tombamento municipal do monumento Marco Comemorativo da Fundação da Cidade e de 19 painéis de Carybé. O prefeito ACM Neto, o presidente da FGM, Fernando Guerreiro, e familiares do artista estarão presentes.
O tombamento do Marco Comemorativo da Fundação da Cidade atende ao pedido da Associação de Moradores e Amigos da Barra (Amabarra) e da Academia de Letras da Bahia (ALB) – o regime de registro provisório teve início em novembro de 2016.
Já a solicitação relacionada aos painéis de Carybé partiu do Conselho Consultivo do Patrimônio Cultural, a partir da recomendação do conselheiro Nivaldo Andrade.
O Marco Comemorativo da Fundação da Cidade, instalado no Porto da Barra, foi oferecido pela colônia portuguesa da Bahia à cidade. O monumento foi erguido em homenagem à fundação da primeira capital do Brasil, tendo sido inaugurado em 29 de março de 1952, em comemoração ao IV Centenário de Salvador.
Em relação aos trabalhos de Carybé, as obras foram selecionadas, de acordo com a FGM, levando-se em consideração o fato de o artista ter atuado ativamente no período de 1950-1960, com a produção de maior quantidade de painéis em edifícios da cidade, com forte expressão temática, privilegiando elementos da identidade local.
Comentários
Outras Notícias
Casamento de Taylor Swift e Travis Kelce pode acontecer no Madison Square Garden, diz jornal
30 de Junho de 2026Foto: Divulgação
OAB de São Paulo suspende registro profissional de Deolane Bezerra por 90 dias
30 de Junho de 2026Foto: Reprodução / Redes Sociais | Divulgação/SAP
Shakira anuncia versão em português de música da Copa com Léo Santana e Filipe Ret
30 de Junho de 2026Foto: Instagram
Shakira anuncia versão em português de música da Copa com Léo Santana e Filipe Ret
30 de Junho de 2026Foto: Instagram
Antigo complexo dos Correios na Pituba é vendido por R$ 97,7 milhões e receberá novo projeto imobiliário
30 de Junho de 2026Foto: Reprodução
Prime Video revela atriz que dará vida a Marília Mendonça em novo filme
29 de Junho de 2026Foto: Instagram
Vídeos
Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos
30 de Junho de 2023
Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o...
28 de Fevereiro de 2023