Brasil

Destacado pela pluralidade, o Dia do Nordestino é comemorado dia 8 de outubro; povo que ainda carrega estigmas do imaginário popular

08 de Outubro de 2021 - Redação Pernambués agora
[Destacado pela pluralidade, o Dia do Nordestino é comemorado dia 8 de outubro; povo que ainda carrega estigmas do imaginário popular]

Foi a partir das mãos nordestinas que podemos dizer que o Brasil foi formado

Na história, a região - que é composta por nove estados, foi a mais rica e lucrativa no país. No dia 8 de outubro, o Dia do Nordestino, comemora-se a história de um povo plural, mas que ainda é alvo de xenofobia e estigmatizado pelo no imaginário popular, como pessoas atrasadas, famintos e ignorantes. O preconceito regional contra o Nordeste tem origem nas migrações internas que aconteceram no Brasil particularmente a partir da segunda metade do século 20. 

“O nordestino está associado à ocupação de posições inferiores no mercado de trabalho, está associado à pobreza, à miséria e com todo imaginário em torno da seca e do retirante. E claro, também está associado, inclusive, à indigência do ponto de vista intelectual, como, por exemplo, aquele que usa mal a língua portuguesa, que fala errado”, explica Durval Muniz de Albuquerque Júnior, professor do departamento de História da Universidade Federal do Rio Grande do Norte e autor do livro A invenção do nordeste e outras artes, ao portal UOL.

A data é celebrada há 12 anos, quando foi oficializada em 13 de julho de 2009 no estado de São Paulo - estado com maior concentração de nordestinos, fora o próprio Nordeste - no centenário do grande poeta, cantor e compositor cearense Antônio Gonçalves da Silva, que ganhou o mundo com o codinome Patativa do Assaré (1909 - 2002).
A importância de Patativa do Assaré para a cultura popular brasileira lhe rendeu merecidas homenagens, incluindo o título de "porta-voz do sertão". O artista recebeu, em vida, títulos de doutor honoris causa das principais universidades cearenses, além de homenagens do poder público em vários níveis de governo, reconhecido pelo governo federal em 1995.

Mas não podemos deixar de falar que o Nordeste é berço de grandes revelações de nomes da cultura. E, para além de Patativa do Assaré, podemos citar apenas alguns dos grandes nomes advindos de Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte ou Sergipe. Ariano Suassuna (1927-2014), Gilberto Freyre (1900 - 1987), Paulo Freire (1921-1997), Gregório de Matos (1636-1696), José de Alencar (1829 - 1877), Graciliano Ramos (1892 - 1953), Jorge Amado (1912-2001), entre outros, elevaram a literatura do Brasil ao mais alto grau. 

Na música, fizeram ou fazem o mesmo o papel Caetano Veloso, Gilberto Gil, Tom Zé, Chico Science (1966 - 1997), Belchior (1946 - 2017), Reginaldo Rossi (1943 - 2013) e muitos que contribuíram e contribuem para a nossa identidade. O Nordeste brasileiro é conhecido também pelas belíssimas paisagens naturais, culinária, artesanatos, musicalidade, danças que atraem turistas do mundo todo e a peculiaridade da variabilidade linguística, que apesar de próximos geograficamente temos nossa forma de falar.

 

Foto: Reprodução

 

Comentários

Outras Notícias

[BRICS firma acordo para enfrentar doenças ligadas à exclusão social]
Economia

BRICS firma acordo para enfrentar doenças ligadas à exclusão social

09 de Julho de 2025

Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil

[Anvisa proíbe comercialização de azeite “Vale dos Vinhedos” por irregularidades]
Saúde

Anvisa proíbe comercialização de azeite “Vale dos Vinhedos” por irregularidades

09 de Julho de 2025

Foto: Divulgação / Eduardo Benini

[Virginia Fonseca altera nome nas redes após fim do casamento com Zé Felipe]
Fofoca

Virginia Fonseca altera nome nas redes após fim do casamento com Zé Felipe

09 de Julho de 2025

Foto: Reprodução / Redes Sociais

[Anvisa emite alerta sobre riscos do uso de formol e similares em alisamentos capilares]
Saúde

Anvisa emite alerta sobre riscos do uso de formol e similares em alisamentos capilares

09 de Julho de 2025

Foto: Reprodução / Tua Beleza

[Mais Médicos Especialistas: Saúde estende prazo para adesão ao programa]
Saúde

Mais Médicos Especialistas: Saúde estende prazo para adesão ao programa

08 de Julho de 2025

Foto: Divulgação / Ministério da Saúde

[Mais de 11 milhões de brasileiros já usaram cocaína ou crack, revela estudo da Unifesp]
Brasil

Mais de 11 milhões de brasileiros já usaram cocaína ou crack, revela estudo da Unifesp

08 de Julho de 2025

Foto: Paulo Pinto / Agência Brasil