Empresa dispensa socióloga negra de trabalho alegando que público-alvo eram pessoas brancas
25 de Setembro de 2022 - Redação Pernambués agora
A socióloga Izabel Accioly (34) relatou nas redes sociais ter perdido a oportunidade de ser palestrante de um evento de uma empresa de grande porte por ser negra
Na mensagem da empregadora via e-mail, foi dito que Izabel não seria contratada pois o público alvo da palestra eram pessoas brancas e eles estavam procurando por um palestrante também branco.
Mestre em antropologia pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR), Izabel Accioly contou em seu perfil no Linkedin que foi contatada, no fim de agosto, por uma empresa que estava sondando nomes para ministrar uma atividade sobre branquitude, tema da atual pesquisa de Izabel.
Na ocasião, a funcionária da empresa pediu um orçamento à socióloga mas a resposta só chegou quase um mês depois via e-mail. No print feito por Izabel, a funcionária da empresa agradece a disponibilidade mas diz não fechar a atividade com ela pois o público da palestra será majoritariamente branco.
Sociais
“[…] por se tratar de uma palestra em que o público alvo são pessoas brancas para a gente faz sentido que o/a palestrante também seja considerando que alguns estudos já trazem essa afirmação que costumamos ouvir com maior atenção o nosso semelhante”, escreveu a representante da empresa.
“No momento em que li essa devolutiva fiquei em choque. Respondi ao e-mail recomendando que lessem sobre pacto narcísico da branquitude. Provavelmente não seguirão minha sugestão”, desabafou a socióloga nas redes sociais.
Mesmo sendo apoiada nos comentários da publicação para divulgar o nome da empresa, Izabel diz preferir não fazê-lo pois teme problemas judiciais no futuro.
“Pessoalmente, fiquei muito triste com o acontecido. Não foi a primeira vez que deixei de ser contratada por conta da minha raça, mas admito que dessa vez me senti especialmente ofendida pela falta de vergonha em assumir o racismo descaradamente”, declarou por fim a socióloga.
Segundo a lei, fica sujeito a penas de multa e de prestação de serviços à comunidade quem, em anúncios ou qualquer outra forma de recrutamento, exigir aspectos de aparência próprios de raça ou etnia para emprego.
Foto: Divulgação
Comentários
Outras Notícias
Jovens de 25 a 29 anos registram maior taxa de internações por transtornos mentais na Bahia
12 de Dezembro de 2025Foto: Imagem ilustrativa — Marcello Casal/Agência Brasil
‘O Agente Secreto’ lidera lista de melhor filme de 2025 em jornal dos EUA
12 de Dezembro de 2025Foto: Divulgação / Cinema Scorpio
CBF avalia reduzir número de atletas estrangeiros permitidos na Série A
12 de Dezembro de 2025Foto: Reprodução / Instagram
Após boatos, equipe confirma que Bruno Magnata segue no comando da La Fúria
12 de Dezembro de 2025Foto: Divulgação
Ministério da Saúde encerra sala de situação criada para monitorar intoxicações por metanol
11 de Dezembro de 2025Foto: UFPR/Divulgação
Anvisa proíbe Minoxidil irregular e suspende cosméticos e saneantes de várias marcas
11 de Dezembro de 2025Foto: Rafa Neddermeyer / Agência Brasil
Vídeos
Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos
30 de Junho de 2023
Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o...
28 de Fevereiro de 2023