Vitória de Lula traz um novo fôlego para as relações do Brasil com a União Europeia
31 de Outubro de 2022 - EuroNews
A vitória de Lula da Silva nas eleições presidenciais no Brasil pode mudar o rumo das relações do país com a União Europeia (UE).
Especialistas pertencentes ao bloco falam num novo fôlego.
"Não há dúvidas de que a eleição do sindicalista de 77 anos para o comando do Brasil dará um impulso político nas relações UE-Brasil, que estiveram ensombradas nos últimos anos", sublinhou, em entrevista à Euronews, Emily Rees, investigadora no Centro Europeu para a Economia Política Internacional.
A presidente da Comissão Europeia congratulou Lula da Silva pela vitória. Ursula von der Leyen destacou a segurança alimentar, alterações climáticas e comércio como áreas importantes de cooperação.
A ratificação do acordo de livre comércio UE-Mercosul é um dos grandes temas pendentes. Ainda à espera da ratificação dos governos europeus será parcialmente emendado.
"A Comissão Europeia tem estado a negociar um instrumento paralelo sobre meio ambiente e clima. Este deveria ser - diria eu - um recurso mais fácil em termos de negociações daqui para frente. Mas também veremos Brasília a procurar, talvez, adicionar alguns instrumentos próprios, nomeadamente em matéria de propriedade intelectual e compras públicas, de qualquer tema ou política que possa ajudar a industrializar ou reindustrializar o Brasil, que tem sido um motor desta campanha", acrescentou Emily Rees.
Do parlamento europeu também chegam preocupações, principalmente em matéria ambiental, pela voz de Anna Cavazzini, eurodeputada do Grupo dos Verdes/Aliança Livre Europeia: “o importante, antes de mais, é que Lula da Silva e a sua equipa restaurem as leis de proteção ambiental no Brasil e, principalmente, também fortaleçam todas as instituições que são importantes para a fiscalização da proteção florestal, porque durante o mandato de Jair Bolsonaro a política florestal foi um desastre. Esta é uma pré-condição, penso eu, para qualquer conversa sobre livre comércio. Em segundo lugar, é importante que eles renegociem o acordo, pelo menos parcialmente."
Mais difícil pode ser o alinhamento do Brasil com a União Europeia em relação à guerra na Ucrânia.
Até agora, o país não impôs sanções a Moscovo e qualquer mudança de rumo durante o mandato de Lula parece improvável. As informações são do site EuroNews.
Comentários
Outras Notícias
Babado Novo grava audiovisual “Efeito Verão” em Salvador
28 de Outubro de 2025Foto: Divulgação
Câncer de mama é a principal causa de morte por câncer entre mulheres na Bahia
28 de Outubro de 2025Foto: José Cruz / Agência Brasil
Aplicativo ajuda a reconhecer sintomas e prevenir o AVC
28 de Outubro de 2025Foto: Imagem Ilustrativa / Reprodução Ebserh
Anvisa proíbe manipulação e venda de implantes hormonais da Elmeco
28 de Outubro de 2025Foto: Reprodução
Covid-19 deixou 149 mil crianças e adolescentes órfãos em 2020 e 2021
26 de Outubro de 2025Foto: Altemar Alcantara/Semcom/Prefeitura de Manaus
CNI: encontro Lula-Trump representa "avanço concreto" em negociações
26 de Outubro de 2025Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil
Vídeos
Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos
30 de Junho de 2023
Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o...
28 de Fevereiro de 2023