Brasil

Governo Federal dispensa concurso no IBGE para recompor Censo

28 de Novembro de 2022 - Muita Informação
[Governo Federal dispensa concurso no IBGE para recompor Censo]

O governo Jair Bolsonaro (PL) editou Medida Provisória que flexibiliza a contratação de pessoal para a realização do Censo Demográfico de 2022

A iniciativa, publicada no Diário Oficial da União (DOU), vem muito depois de o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) ter relatado que o principal motivo para o atraso no ritmo de coleta de informações é a falta de recenseadores. O déficit é de cerca de 90 mil trabalhadores.

A MP permite ao IBGE dispensar a realização de processo seletivo na contratação dos profissionais e ainda incluir aposentados pelos regimes próprios de previdência social da União, dos Estados, do Distrito Federal ou dos municípios na lista de selecionados.

"Haverá igualdade de condições na seleção, na contratação e na execução da contratação entre os aposentados e os demais concorrentes ou contratados", cita a MP.

No planejamento inicial, o Censo seria finalizado em outubro, mas o IBGE adiou a conclusão do trabalho para dezembro devido à falta de profissionais em alguns estados. O diretor de Pesquisas do órgão, Cimar Azeredo, disse em 1º de novembro que, até aquela data, o Censo 2022 havia contado com apenas 66% da população estimada, bem abaixo do esperado.

Apesar do adiamento, Azeredo garantiu que os primeiros resultados do Censo 2022 serão divulgados em 28 de dezembro. A meta foi definida com o Tribunal de Contas da União (TCU).

Segundo Azeredo, como é feito tradicionalmente, o IBGE apresentará ao órgão de controle apenas os dados preliminares do total populacional desagregado por cada município do país. A informação é essencial para atualizar a divisão dos valores do Fundo de Participação dos Municípios (FPM), pelo qual o Governo Federal distribui recursos para as prefeituras.

Déficit de pessoal

O IBGE já treinou quase 200 mil recenseadores. Porém, apenas 96.455 estão trabalhando, o equivalente a 53% do total de vagas previstas para viabilizar todo o levantamento. Os estados que mais precisam das novas contratações são Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, São Paulo e Rio de Janeiro.

"Em todo o país, o Censo tem aproximadamente 90 mil vagas em aberto. Segundo técnicos do IBGE em campo, basta a metade disso (45 mil) para a coleta ganhar celeridade", garantiu o IBGE, em resposta ao Estadão/Broadcast.

Após 113 dias de coleta, 154,266 milhões de brasileiros foram recenseados, dentro de uma população estimada em mais de 215 milhões de pessoas. Na quarta (23), 63,7% dos 452.246 setores censitários estavam concluídos. Havia 29,6% ainda em andamento, e outros 6,7% nem sequer iniciados.

Em Mato Grosso, 46,4% dos setores censitários estavam concluídos, mas 30,9% permaneciam em andamento e 22,7% não tinham a coleta iniciada ainda.

 

Foto: Divulgação

Comentários

Outras Notícias

[Camarote Salvador 2026 terá conceito imersivo inspirado em fantasia e sensações]
Bahia

Camarote Salvador 2026 terá conceito imersivo inspirado em fantasia e sensações

17 de Setembro de 2025

Foto: Divulgação

[Filme com Wagner Moura, “O Agente Secreto”, ganha trailer oficial e segue na disputa pelo Oscar]
Brasil

Filme com Wagner Moura, “O Agente Secreto”, ganha trailer oficial e segue na disputa pelo Oscar

17 de Setembro de 2025

Foto: Divulgação

[Thammy Miranda celebra segunda gestação da esposa, Andressa]
Fofoca

Thammy Miranda celebra segunda gestação da esposa, Andressa

17 de Setembro de 2025

Foto: Reprodução / Redes Sociais

[Demi Lovato revela por que cantou para “ETs”: “Eu estava chapada”]
Fofoca

Demi Lovato revela por que cantou para “ETs”: “Eu estava chapada”

17 de Setembro de 2025

Foto: Reprodução / Redes Sociais

[Pesquisa sugere que consumo de proteína animal pode reduzir mortalidade por câncer]
Saúde

Pesquisa sugere que consumo de proteína animal pode reduzir mortalidade por câncer

16 de Setembro de 2025

Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom/Agência Brasil

[Bahia registra quase 500 internações por depressão em 2024; mulheres e pessoas pardas concentram maioria dos casos]
Saúde

Bahia registra quase 500 internações por depressão em 2024; mulheres e pessoas pardas concentram maioria dos casos

16 de Setembro de 2025

Foto: Divulgação