Escultura de Mário Cravo Júnior é recuperada e voltará para visitação pública
21 de Outubro de 2019 - Redação Pernambués agora
A escultura que representa o orixá Oxalá está pronta para voltar às exposições
A escultura que representa o orixá Oxalá do artista plástico Mário Cravo Júnior está pronta para voltar às exposições, e a partir do dia 22 de outubro já poderá ser conferida pelo público na Casacor, no bairro do Horto Florestal, em Salvador. A peça passou por obras de reconstrução e recuperação realizadas pelo Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (Ipac), sob coordenação do artista e servidor João Moura.
A peça Oxalá, composta de cobre e latão, assim como outras de Mário Cravo Júnior, foi alvo de vândalos no início deste ano, ainda enquanto esteve no edifício sede dos Correios, no bairro da Pituba. Após este acontecimento, a escultura foi doada para o Estado, por meio do Ipac. “Diante de uma peça com grande valor artístico e religioso, decidimos promover a total reconstrução e recuperação da escultura por meio de um investimento de aproximadamente R$ 200 mil. Agora ela encontra-se com todas as suas características originais intactas”, afirma o diretor do Ipac, João Carlos de Oliveira.
O trabalho realizado na peça incluiu a reconstrução da cabeça, do braço direito e das vigas estruturais, além do jateamento de areia (retirada da camada oxidada na superfície da escultura), e recomposição de parte dos adereços e vestimentas. A obra foi coordenada pelo artista plástico e escultor, João Moura.
Ele trabalhou por 25 anos com Mario Cravo Júnior e revela a satisfação em ter participado da recuperação do Oxalá: “Trata-se de uma escultura com modelagem de características medievais. Trabalhamos por 45 dias consecutivos para entregarmos a arte com a expressão artística e religiosa originais para que tenha uma linguagem similar a do artista, com a finalidade que ela volte a se comunicar com o espectador como era antes”, disse João Moura.
O artista
Mário Cravo Júnior era considerado um dos principais artistas modernistas do país e especialista em monumentos. Premiado nacional e internacionalmente, ele foi um dos nomes que mais estimulou e valorizou os elementos da cultura popular para produzir arte por mais de 70 anos de atividade profissional.
Comentários
Outras Notícias
Jovens de 25 a 29 anos registram maior taxa de internações por transtornos mentais na Bahia
12 de Dezembro de 2025Foto: Imagem ilustrativa — Marcello Casal/Agência Brasil
‘O Agente Secreto’ lidera lista de melhor filme de 2025 em jornal dos EUA
12 de Dezembro de 2025Foto: Divulgação / Cinema Scorpio
CBF avalia reduzir número de atletas estrangeiros permitidos na Série A
12 de Dezembro de 2025Foto: Reprodução / Instagram
Após boatos, equipe confirma que Bruno Magnata segue no comando da La Fúria
12 de Dezembro de 2025Foto: Divulgação
Ministério da Saúde encerra sala de situação criada para monitorar intoxicações por metanol
11 de Dezembro de 2025Foto: UFPR/Divulgação
Anvisa proíbe Minoxidil irregular e suspende cosméticos e saneantes de várias marcas
11 de Dezembro de 2025Foto: Rafa Neddermeyer / Agência Brasil
Vídeos
Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos
30 de Junho de 2023
Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o...
28 de Fevereiro de 2023