Cultura

Pernambués Curioso: saiba mais sobre a Banda Afro Olodum

12 de Dezembro de 2019 - Redação Pernambués agora
[Pernambués Curioso: saiba mais sobre a Banda Afro Olodum]

Vale lembrar que o ensaio do Bloco Olodum para o Carnaval 2020 acontece dia 15 de dezembro, a partir das 14h, no Largo Pedro Arcanjo, Pelourinho, Salvador

O Grupo Cultural Olodum foi fundado por moradores da Rua Maciel Cima, no bairro do Pelourinho, Salvador, Bahia, em 25 de abril de 1979. Nasceu como um bloco de carnaval estilo afro, mais tarde se tornaria uma organização não-governamental (ONG) do movimento negro brasileiro reconhecido como de utilidade pública pelo governo do estado da Bahia.

Os blocos de carnaval em geral são transitórios, porém o Olodum fez a diferença quando a partir de 1983, começou a promover atividades culturais de caráter sócio-comunitário, dando origem ao Grupo Cultural Olodum, organização não governamental (ONG) do movimento negro brasileiro com estatuto registrado e reconhecido pelo governo da Bahia como sede de utilidade pública municipal e estadual.

O sucesso comercial do Grupo Cultural Olodum começou com a gravação do primeiro disco Egito, Madagascar, em 1987. Os discos subsequentes foram produzidos pelo próprio Grupo que, a cada dia, crescia no controle artístico de todas as suas atividades, como shows e turnês internacionais. O grupo passou a ser conhecido internacionalmente como um grupo de percussão afro-brasileira. Com o sucesso comercial, o Grupo Cultural Olodum pode montar a infraestrutura necessária para o funcionamento do Grupo, que ocupou durante algum tempo uma sede provisória. Depois, se mudaram para um prédio no Pelourinho, restaurado com recursos do Grupo Cultural Olodum e em conformidade com o projeto da arquiteta Lina Bo Bardi (Achillina Bo, mais conhecida como Lina Bo Bardi, arquiteta modernista ítalo-brasileira, foi casada com o crítico de arte Pietro Maria Bardi, e sua obra mais conhecida é o projeto da sede do MASP, Museu de Arte de São Paulo).

Em 1990, o Grupo Olodum participou da música The Obvious Child, faixa do disco The Rhythm of the Saints, de Paul Simon (cantor e compositor norte-americano de folk e rock) e do videoclipe que foi gravado no Pelourinho. Esse videoclipe foi exibido em vários países do mundo, abrindo portas para o sucesso internacional do Olodum que passou a gravar com outros consagrados músicos nacionais e internacionais.

Gravou com Wayne Shorter, Michael Jackson, Jimmy Cliff, Herbie Hancock, Caetano Veloso, entre outros. Com a repercussão, o Grupo Olodum pode divulgar para o mundo seus ritmos que abrange batuques africanos, reggae, samba e ritmos latinos.

O Olodum é uma ONG, entidade sem fins lucrativos e, ao mesmo tempo, é uma empresa. O Grupo Cultural Olodum é a unidade central que comanda as decisões através de uma Diretoria Executiva eleita por voto direto para executar o mandato de três anos, podendo ser reelegida. Dessa unidade central, surgem duas divisões: a Fundação Olodum, sem fins lucrativos e o Bloco Olodum, empresa do grupo.

A Diretoria conta com o apoio do conselho fiscal, também eleito pelo voto direto e um conselho consultivo composto por pessoas indicadas por associados do Grupo Cultural Olodum. Cada área de atividade temática desenvolvida pelo Grupo tem seu coordenador, indicado pelos diretores.

A Fundação Olodum cuida de projetos sociais como: Rufar dos Tambores e a Escola Criativa Olodum, que inclui o trabalho de intercâmbio internacional com os Estados Unidos, África, Europa, Ásia e América Latina; o trabalho com o Grupo de Dança e com o Bando de Teatro Olodum. A Escola Criativa ainda oferece uma formação complementar às crianças da comunidade do Maciel/Pelourinho. Já o Bloco Olodum cuida dos interesses econômicos e comerciais como a Fábrica de Carnaval, a Butique Olodum e toda estrutura do Carnaval Olodum, incluindo a Banda, os discos e os shows.

O Grupo Cultural Olodum desenvolve ações de combate à discriminação racial, procura elevar a estima e o orgulho dos afrodescendentes e luta para garantir os direitos humanos e civis dos excluídos, não só no estado da Bahia, mas em todo território nacional. A luta do Grupo Cultural Olodum serve de exemplo para outros grupos de afrodescendentes.

As cores do Olodum são conhecidas internacionalmente como as cores da diáspora africana e representam uma identidade internacional contra o racismo e a favor dos povos descendentes da África. O Olodum é representado pelas cores: verde, vermelho, amarelo, preto e branco que são cores do Pan-Africanismo, sintetizadas da seguinte maneira: o verde, as florestas equatoriais da África; o vermelho, o sangue da raça negra; o amarelo, o ouro da África; o preto, o orgulho da raça negra; o branco, a paz mundial. A palavra Olodum é de origem yorubá e, no ritual religioso do candomblé, significa Deus dos Deuses ou Deus maior.
Vale lembrar que o ensaio do Bloco Olodum para o Carnaval 2020 acontece dia 15 de dezembro, a partir das 14h, no Largo Pedro Arcanjo, Pelourinho, Salvador.

Comentários

Outras Notícias

[Micareta de Feira: Bruno Monteiro destaca a importância do evento para valorização cultural]
Cultura

Micareta de Feira: Bruno Monteiro destaca a importância do evento para valorização cultural

18 de Abril de 2024

Micareta de Feira: Bruno Monteiro destaca a importância do evento para valorização cultural / Foto Sérgio Pedreira

[Trecho 2 do BRT de Salvador será entregue na próxima semana]
Bahia

Trecho 2 do BRT de Salvador será entregue na próxima semana

18 de Abril de 2024

A entrega do trecho será realizada pela prefeitura e pela Secretaria Municipal de de Mobilidade (Semob). - Foto: Betto Jr.| Secom

[Bairros de Salvador têm queda de energia por cerca de 1h; Coelba diz que 'intercorrência' em subestação provocou a interrupção do serviço]
Bahia

Bairros de Salvador têm queda de energia por cerca de 1h; Coelba diz que 'intercorrência' em subestação provocou a interrupção do serviço

18 de Abril de 2024

Salvador e região metropolitana registram queda de energia neste quinta-feira (18) — Foto: Rovema Energia

[Estudante é autorizado a cultivar maconha medicinal no interior da Bahia]
Bahia

Estudante é autorizado a cultivar maconha medicinal no interior da Bahia

18 de Abril de 2024

A solicitação do processo legal se dá pela garantia de tratamento para questões de saúde mental apresentadas pelo jovem / Foto Reprodução

[Número de denúncias de violência contra idosos cresce em 2024]
Justiça

Número de denúncias de violência contra idosos cresce em 2024

18 de Abril de 2024

Entre os abusos, estão maus tratos e violência patrimonial / Foto Divulgação

[Professor negro preso injustamente é solto na capital paulista]
Justiça

Professor negro preso injustamente é solto na capital paulista

18 de Abril de 2024

O professor Clayton Ferreira Gomes dos Santos deixa a 26ª DP, e encontra sua esposa, Cláudia Gomes, em sua casa. Foto Paulo Pinto/Agência Brasil