Cultura

* 1ª edição: Reggae O Bloco leva ritmo para Pernambués*

16 de Dezembro de 2019 - Redação Pernambués agora
[* 1ª edição: Reggae O Bloco leva ritmo para Pernambués*]

Cerca de 200 pessoas tomaram conta do evento ao som do Reggae

Por: Mara Silvany

Uma grande novidade do Bloco é o Reggae Itinerante, projeto idealizado por Albino Apolinário, que tem o apoio do vereador Luiz Carlos Suíca (PT). Lançando sua 1ª edição no bairro de Pernambués, neste domingo (15), na rua das Flores, o projeto levou cerca de 200 pessoas para dançar e curtir o som de Jaiminho do Reggae, Maico Rasta Selecta, Bruno Natty, DJ Ras Péu e convidados. Também houve o Paredão do Reggae, montado na entrada da rua.
Em entrevista ao Site Pernambués Agora, Apolinário disse que é um evento do resgate do reggae em Salvador. “Quando os bailes e praças de reggaes fecharam no Pelourinho, ‘o público ficou órfão do estilo’. Então, tive a ideia de fazer esse projeto Reggae Itinerante com um ritmo discotecado, através dos paredões, para desempenhar a cultura que tínhamos no Pelô, onde já reunimos aproximadamente 3 mil pessoas. Senti a necessidade de levar o reggae do Pelourinho para as comunidades dos bairros de Salvador", pontua.
Ainda em conversa com o site, Apolinário agradece o apoio do vereador Suíca. “Esse projeto vai crescer ainda mais com o apoio do vereador Luiz Carlos Suíca, que é sensível ao reggae e já teve um bloco com o mesmo ritmo no Sindilimp, no qual o vereador faz parte. Suíca é da comunidade, é negro e gosta da música negra”, concluiu.
Albino destaca que o Bloco Itinerante será realizado em outros locais da cidade como a Baixa de Manu, Lavagem do Bonfim, região da Preguiça, no Comércio, no Bar de Paulo Rasta, além de atividades em São Brás e outros bairros.

A História 

Considerado como o segundo gênero musical mais ouvido no mundo, o reggae vem transformando o comportamento das pessoas. Fundada em 10 de novembro de 1998, a Associação  Comunitária Alzira do Conforto (ACAC) surgiu com objetivo de dar continuidade aos trabalhos ligados ao reggae, tanto na área de entretenimento como na social, a fim de levar musicalidade à população baiana.
O Reggae vem transformando o comportamento de indivíduos, trazendo a consciência de cidadania, elevando assim a sua autoestima.
O estilo jamaicano aportou na Bahia na década de 80 e logo sofreu modificações, transformando-se em um reggae genuinamente baiano, influenciando o Axé Music e o tradicional Samba Reggae, musicalidade oriunda dos blocos afros baianos.
Iniciado com eventos na Praça do Reggae, no Pelourinho, a Banda Papoula e Reggae o Bloco resolveram formar uma parceria com o objetivo de levar o ritmo a eventos de caráter carnavalesco. Os desfiles ocorreram entre os carnavais de 2005 à 2020, sempre saindo na quinta-feira de Carnaval, com média de 700 foliões. A prioridade sempre foi dada às bandas nacionais e locais para fomento da cultura reggae.

Comentários

Outras Notícias

[Governo Federal decide prorrogar Desenrola por mais 50 dias]
Economia

Governo Federal decide prorrogar Desenrola por mais 50 dias

28 de Março de 2024

Negociações para a faixa 1, pessoas com renda de até dois salários mínimos ou inscritas no CadÚnico, ficarão disponíveis até o dia 20 de maio / Foto Joedson Alves

[Deputado apresenta projeto para que condenados por racismo sejam impedidos de assumir cargos públicos]
Política

Deputado apresenta projeto para que condenados por racismo sejam impedidos de assumir cargos públicos

28 de Março de 2024

Deputado apresenta projeto para que condenados por racismo sejam impedidos de assumir cargos públicos / Foto Zeca Ribeiro

[Calor fez consumo de energia aumentar 5,7% em fevereiro, Bahia registra redução]
Brasil

Calor fez consumo de energia aumentar 5,7% em fevereiro, Bahia registra redução

28 de Março de 2024

Calor fez consumo de energia aumentar 5,7% em fevereiro, Bahia registra redução / Foto Paulo Pinto

[Mulher com criança de colo é agredida por seguranças no Terminal Rodoviária de Salvador]
Justiça

Mulher com criança de colo é agredida por seguranças no Terminal Rodoviária de Salvador

28 de Março de 2024

Mulher alegou que tentou ajuda com policiais, porém sem sucesso | Bnews - Divulgação Reprodução/Leitor Bnews

[BGE: Bahia registrou menor número de divórcio e registros de bebês em 2022]
Bahia

BGE: Bahia registrou menor número de divórcio e registros de bebês em 2022

28 de Março de 2024

Segundo o Instituto, os dados de crianças registradas no estado são os menores em 26 anos / Foto Marcelo Casal

[Confira o que abre e o que fecha durante o feriado de Semana Santa, em Salvador e RMS]
Bahia

Confira o que abre e o que fecha durante o feriado de Semana Santa, em Salvador e RMS

28 de Março de 2024

Na maioria dos casos, as mudanças ocorrem na sexta-feira (29/3) / Foto Divulgação