Política

PF encontra indícios de lavagem de dinheiro em fazendas de Geddel na Bahia

27 de Dezembro de 2017 - Wesley Sobrinho
[PF encontra indícios de lavagem de dinheiro em fazendas de Geddel na Bahia ]

Investigadores suspeitam que houve "falso aluguel de maquinário agrícola"


A Polícia Federal (PF) abriu mais uma frente de investigação sobre lavagem de dinheiro contra o ex-ministro Geddel Vieira Lima (PMDB). Desta vez, os investigadores veem indícios de lavagem de dinheiro do peemedebista por meio de "falso aluguel de maquinário agrícola" para as fazendas do ex-ministro. Os pagamentos sob suspeita somam pelo menos R$ 6,3 milhões.

De acordo com o Estadão, a suspeita dos investigadores é de que o esquema envolvendo o ex-ministro se utilizava da empresa JR Terraplanagens, de propriedade de Valério Sampaio Sousa. Este, que se apresenta como administrador de propriedades agrícolas do ex-ministro, é apontado como "o funcionário informal" de Geddel responsável por elaborar os supostos falsos aluguéis de maquinário agrícola.

No documento, a PF cita que Geddel é dono de 12 fazendas no interior da Bahia, que totalizam área de cerca de 9 mil hectares, com valor de R$ 67 milhões. Para os investigadores, anotações e planilhas apreendidas "geram informações relevantes à presente investigação dada a presença de indícios de possível lavagem de dinheiro por parte do investigado Geddel Quadros Vieira Lima".

A PF chegou a fazer vigilância no local de funcionamento da empresa JR Terraplanagens, e concluiu que na sede da empresa "há tão somente a residência do sr. Valério, não havendo qualquer placa indicando o funcionamento de um estabelecimento comercial". "Segundo moradores locais, Valério trabalhava com máquinas pesadas, mas em um negócio pequeno, possuindo no máximo dois ou três maquinários agrícolas, quantidade essa muito inferior a apontada no controle de gastos de Geddel", afirma a PF. 
 

Comentários

Outras Notícias