Comunidades contra o vírus: Campanha de arrecadação de alimentos e produtos é lançado nos bairros de Salvador
28 de Março de 2020 - Redação Pernambués agora
As comunidades vêm captando ajuda de voluntários para fazer as doações
Desde que começou a o isolamento social que muitos estão chamando de “quarentena”, algumas ações de cidadania estão sendo realizadas em alguns bairros carentes de Salvador. Sendo doados para comunidades, kits de produtos de limpeza pessoal e da casa, mascaras e álcool em gel. No bairro de Pernambués, foram entregues na última sexta-feira (27), mais de 300 kits de produtos de limpeza, além de sopa.
O jardim Cruzeiro não ficou de fora, de acordo com vice-presidente da Associação dos feirantes do Jardim Cruzeiro, Rafael Araújo, a Cidade Baixa, por exemplo, é muito carente de muitas coisas, Rafael disse que vem sempre captando ajudas e apoios para que a comunidade cresça.
Nesse período de pandemia o líder comunitário informou que a preocupação com os feirantes do Mercado Municipal do Jardim Cruzeiro é grande, apesar que o Mercado Municipal, não ter sofrido tanto quanto os colegas das unidades situadas em Itapuã, Cajazeiras, Bonfim, Liberdade e Dois de Julho, que tiveram que fechar os boxes devido ao decreto assinado pelo prefeito ACM Neto na tentativa de conter a propagação da Covid-19 em Salvador. Mas nem por isso deixaram de sentir o impacto.
Com a diminuição da circulação de pessoas nas ruas, os autônomos do estabelecimento que atende aos moradores do bairro e adjacências como Uruguai e Massaranduba viram o movimento cair e reduziram o horário de funcionamento. ‘Tem feirante que não tem caixa para um mês’, disse.
De acordo com Rafael o pai dele foi um dos fundadores da feira do bairro, na época em que os caixotes ficavam expostos na rua e isso fez com que ele crescesse na feira, “faz parte de mim”.

Araújo disse que esse momento é de união, e pensando no prejuízo financeiro que os feirantes estão tendo foi lançado uma campanha. “Lançamos uma campanha para buscar apoio de alguns empresários locais e de fora para captar recursos e ajudar algumas pessoas. Nós vamos comprar alimentos para fazer doação e equipamentos de higienização, como Q-boa, álcool, máscara, para algumas famílias. A gente faz uma triagem para ver de fato as pessoas que mais necessitam, pois não vai dar para ajudar todas. São feirantes que não têm caixa para ficar um mês em casa”, ainda segundo Rafael, máscaras foram distribuídas para os feirantes.
Comentários
Outras Notícias
VLT recebe licença prévia do Inema e obras avançam na região da Baixa do Fiscal
01 de Dezembro de 2025Foto: Joá Souza/GOVBA
Músico revela gravação de Ivete Sangalo com Shawn Mendes durante estadia do cantor em Salvador
01 de Dezembro de 2025Foto: Instagram
Após pressão de Narcisa Tamborindeguy, Tiago Barnabé estreia nova personagem: “Barnabela”
01 de Dezembro de 2025Foto: SBT/Multishow
Bahia inaugura primeiro hospital de transição do SUS com 90 leitos no antigo Riverside, em Lauro de Freitas
01 de Dezembro de 2025Foto: Matheus Landim/GOVBA
Relatório da PEC da Segurança deve ser apresentado nesta semana
30 de Novembro de 2025Foto: Lula Marques/Agência Brasil
Saúde anuncia R$ 9,8 bi para adaptar SUS a mudanças climáticas
30 de Novembro de 2025Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil
Vídeos
Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos
30 de Junho de 2023
Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o...
28 de Fevereiro de 2023